Minha relação com o resgate veicular começa antes mesmo de entrar na corporação. 

Infelizmente, minha família foi impactada tragicamente pelos sinistros de trânsito, assim como milhares de outras famílias no Brasil e no mundo. Perdi dois tios e um primo, dois em colisões entre veículos e um numa queda de motocicleta. Hoje, com experiência, vejo que o serviço prestado estava longe de ser o ideal. 

Com apenas um ano de serviço operacional, atuei numa das piores ocorrências da história do CBMSC. Uma colisão envolvendo diversos veículos, com mais de noventa feridos e vinte e sete óbitos. Dentre eles, cinco bombeiros tombados em serviço e colegas feridos. Atuei na ocorrência em Descanso no ano de 2007, sendo com certeza o pior dia da carreira. Por mais que você esteja preparado, o impacto de ver camaradas, com a mesma farda ou equipamento que o seu numa cena de tragédia, é algo difícil de superar. A sensação de não saber se fiz o melhor ou de imaginar que poderia ter feito algo a mais pra ajudar foi o que motivou a estudar o resgate veicular. 

Alguns anos depois, precisei de atendimento do CBMSC numa ocorrência de capotamento de ônibus. O coletivo em que estava foi atingido por um veículo de passeio, no qual estava o condutor em estado instável. No ônibus, dezenas de feridos, sem gravidade. Pude acompanhar de um lugar diferente a apreensão e a espera por atendimento. Consegui perceber o quanto nosso trabalho é diferenciado e quanta esperança é depositada em nossas equipes. 

Depois desses episódios, estabeleci propósitos bem claros para minha carreira: quero apoiar no fortalecimento do resgate veicular e transformar de maneira constante a atividade. Inovar em procedimentos, equipamentos, capacitação e doutrina. Apoiar na formação de profissionais para que sejam efetivos em ocorrências de resgate veicular. E principalmente: oferecer um serviço de excelência para todos aqueles que estiverem em perigo e clamarem por socorro.

Particularmente, sendo bombeiro militar, entendo que respeitando tais propósitos, posso ter paz de espírito e descansar tranquilo. Mas, para ter esse mentalidade e alcançar tais objetivos, a luta é diária.  A mentalidade precisa ser forte. Afinal, como diz o famoso lema – si vis pacem, para bellum. “Se quer paz, prepare-se para a guerra”. 

E esse é o objetivo do blog Resgate Veicular.

Manter vivo e presente o debate, estudo e aperfeiçoamento dessa área operacional tão importante para o salvamento de vidas alheias em meio às ferragens. Desenvolver nos profissionais uma mentalidade forte, aguerrida e de vigilância permanente para a luta na guerra contra mortes no trânsito.

Deixe um comentário